O primeiro veículo
motorizado a ser produzido com propósito comercial foi um carro com apenas três
rodas. Este foi produzido, em 1885, pelo engenheiro alemão Karl Benz e possuía
um motor a gasolina. Chamado
de motorwagen(carro
motorizado), as primeiras unidades foram produzidas pela empresa do
inventor, a
Benz & Co., na cidade alemã de Mannheim. Com sistema de arranque a
manivela, este primeiro automóvel tinha potência de 0,8 cv, podendo atingir 18
km/h.
Outro engenheiro alemão foi
de extrema importância nestes primórdios da história do automóvel. Em Stuttgart, Gottlieb Daimler inventou,
em 1886, o primeiro veículo de quatro rodas com motor de combustão interna. Sua
invenção atingia a velocidade máxima de 16 km/h
Evolução
Algum tempo depois, uma
empresa francesa, chamada Panhard et Levassor, iniciou sua própria produção e
venda de veículos. Em 1892, Henry Ford produziu seu primeiro Ford na América do
Norte.
Os ingleses demoraram um
pouco mais em relação aos outros países europeus devido à lei da bandeira
vermelha (1862). Esta impunha aos veículos transitar somente com uma pessoa em
sua frente, segurando uma bandeira vermelha como sinal de aviso. O Lanchester
foi o primeiro carro inglês, e, logo após dele, vieram outros como: Subean,
Swift, Humber, Riley, Singer, Lagonda, etc.
No ano de 1904, surgiu o
primeiro Rolls Royce com um radiador que não passaria por nenhuma
transformação. A Europa seguiu com sua frota de carros: na França (De Dion
Bouton, Berliet, Rapid), na Itália (Fiat, Alfa-Romeo), na Alemanha
(Mercedes-Benz), já a Suíça e a Espanha partiram para uma linha mais potente e
luxuosa: o Hispano-Suiza.
Após a Primeira Guerra Mundial, os fabricantes
partiram para uma linha de produção mais barata, os automóveis aqui seriam mais
compactos e fabricados em séries. Tanto Henry Ford, nos Estados Unidos da América, quanto Willian
Morris, na Inglaterra, produziram modelos como: o Ford, o Morris e o Austin.
Estes tiveram uma saída impressionante das fábricas. Impressionados com o
resultado, logo outras fábricas começaram a produzir veículos da mesma forma,
ou seja, em série. Este sistema de produção ficou conhecido como fordismo.
No caso do Brasil e também
em outros países da América Latina, esta evolução automotora chegou somente
após a Segunda Guerra Mundial.
Já na década de 30, fábricas estrangeiras, como a Ford e a General Motors,
colocaram suas linhas de montagem no país. Porém, foi somente em 1956, durante
o
governo de Juscelino Kubitschek que as multinacionais automotivas começaram a
montar os automóveis. Primeiramente fabricaram caminhões, camionetas, jipes,
furgões e, finalmente, carros de passeio. Esta indústria foi iniciada pela
Fábrica Nacional de Motores, que era responsável pela produção de caminhões
pesados. Posteriormente vieram: automóvel JK com estilo
Alfa-Romeo, Harvester, Mercedes-Benz do Brasil com seus caminhões e ônibus, a
Scania-Vabis e a Toyota.
Logo depois, carros de
passeio e camionetas começaram a ser fabricados: Volkswagem, DKW-Vemag,
Willys-Overland, Simca, Galaxie, Corcel (da Ford), Opala (da Chevrolet),
Esplanada, Regente e Dart (da Chrysler). Todos estes veículos, embora montados
no Brasil, eram projetados nas matrizes europeias e norte-americanas,
utilizando a maioria de peças e equipamentos importados.
Diferente de antigamente,
hoje o automóvel possui características como conforto e rapidez, além de ser
bem mais silencioso e seguro. Nos últimos anos, os carros vêm passando por
inúmeras mudanças, e estas, os tornam cada vez mais cobiçados por grande parte
dos consumidores. Todo o processo de fabricação gera milhões de empregos em
todo mundo e movimenta bilhões de dólares, gerando lucros para as
multinacionais que os fabricam.
Curiosidades
- Foi somente na Exposição
Universal de 1889, realizada em Paris, que o automóvel foi divulgado em nível
mundial. Antes disso, poucas pessoas conheciam a invenção e o interesse era
pequeno e restrito.
- Nos primeiros anos do
século XX, a maioria dos automóveis produzidos era movida a energia elétrica ou
a vapor. Foi somente na década de 1920 que os automóveis com motor a gasolina
passaram a ter a preferência dos consumidores.
- A primeira corrida de
automóveis da história ocorreu em 22 de julho 1894. O trajeto foi entre as
cidades francesas de Paris e Rouen. O percurso da corrida era de 125 km. Com
participação de 32 automóveis (somente 8 terminaram), a prova foi vencida pelo
conde francês Albert de Dion. Porém, por desrespeitar vários regulamentos ele,
foi desclassificado. Então, os jurados deram o prêmio aos fabricantes Panhard Et Lavassor e Peugeot.
- O primeiro pneu para
automóveis foi lançado, em 1895, pela empresa francesa Michelin.
- O primeiro automóvel
chegou ao Brasil no ano de 1893. A grande novidade foi comprada pelo inventor
do avião, o brasileiro Santos Dumont.
- Comemora-se em 13 de maio
o Dia do Automóvel e no dia 10 de novembro, o Dia da Indústria Automobilística.
- O carro mais barato
comercializado na história do automóvel foi o Flyer 1922. Produzido pela
empresa norte-americana Briggs & Stratton, ele era vendido por US$ 150 (por
volta de US$ 1800 atualmente, com correção monetária), no começo da década de
1920.
Fonte:http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/carrosantigos/
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