Neymar voltou a marcar pela seleção brasileira depois de quatro jogos em branco. O último gol havia sido na vitória por 3 a 0 sobre o Paraguai, em março. Foi também seu primeiro gol pelo Brasil desde que se transferiu para o PSG. De pênalti, marcado com a ajuda do árbitro de vídeo, que também ajudou o árbitro da partida a aplicar-lhe um cartão amarelo aos 10 minutos do segundo tempo por dar dois tapas no defensor japonês que disputava com ele a jogada. A nova irritação do camisa 10 brasileiro rendeu críticas dos comentaristas presentes ao "Redação SporTV" desta sexta.
- Eu fico muito preocupado, porque, primeiro, num amistoso. o Neymar dá uns dois ou três tapas na cabeça do seu adversário. Aí o árbitro de vídeo é acionado, e após a consulta o Neymar é advertido com o cartão amarelo. Fico com a impressão de que o Neymar, se não fizer uma reflexão sobre determinado tipo de comportamento, é um jogador que vai levar cartão amarelo na Copa e corre sério risco de levar vermelho também - afirmou o comentatista PC Vasconcellos, do SporTV.
O jornalista da TV Globo Marcos Uchôa fez coro com PC com relação ao risco de o craque ser suspenso no Mundial da Rússia e alertou para o fato de ele mostrar pavio curto justamente num amistoso que, àquela altura da advertência, tinha um placar tranquilo para o Brasil.
- Vai ser suspenso. Imagina a primeira fase. Ele toma dois cartões, e aí, num jogo importante, de mata-mata, a gente está sem o Neymar. Claro que quem está ali está com sangue quente, você compreende. Agora, você não pode estar de sangue quente ganhando de 3 a 0 do Japão. Desculoa, não dá.
Além de temer o desfalque de Neymar numa partida importante da Copa, Uchôa vê determinadas atitudes de Neymar, além do destempero emocional, como preocupantes para o funcionamento da equipe.
- Mais do que isso. Quem assistiu ao jogo e reparou em outros momentos o Neymar prendendo muito a bola, um excesso de uma certa soberba. Porque o cara é genial, o cara joga muita bola, e acha que pode resolver tudo com o talento, quando às vezes... poxa, passa a bola para o outro, toca a bola... - afirmou.
Espelhos de craques com até um nível acima de Neymar podem ajudá-lo a se corrigir com o tempo, segundo PC Vasconcellos.
- Nós temos hoje três grandíssimos jogadores do futebol mundial: o Messi, o Cristiano Ronaldo e o Neymar. O Neymar, inclusive, que terá uma carreira muito maior que a do Cristiano Ronaldo e do Messi, que já estão num outro estágio. Pois bem: Cristiano Ronaldo e Messi são punidos regularmente com cartões amarelos? Claro que o Neymar quer ser eleito o melhor jogador do mundo. Para ser eleito o melhor jogador do mundo, você tem um pacote ali. Muitas vezes eu fico com a impressão de que ele se acha sempre uma vítima da arbitragem. Quando é advertido com o cartão, sempre dá um risinho como quem diz: "Pô, estou sendo advertido, logo eu?" Se mira nesses dois exemplos, Messi e Cristiano Ronaldo.
- Com uma atenuante: o Neymar procura o drible, procura o contato, porque ele está driblando um monte de gente. Muito mais que o Cristiano, pouco menos que o Messi, porque o Messi também dribla muito. Mas ele, de certa maneira, é mais vítima, portanto fica irritado, porque recebe muita falta. Mas ainda assim, isso é uma escolha dele. Ele quer jogar assim, se destacar assim, também faz parte do pacote - acrescentou Marcos Uchôa.
Ainda segundo o repórter da TV Globo, Neymar precisa ficar atento com o fato de, em determinados momentos, não só a crítica europeia como também torcedores já se irritarem com o excesso de individualismo.
- A opinião dele como grande jogador não passa simplesmente pela bola, a gente sabe disso. A opinião sobre o craque, o ídolo esportivo, passa também por um certo comportamento. E no comportamento, essas coisas são julgadas. Hoje já tem muita gente na Europa que fica irritada com o Neymar. Vê certos dribles como provocação, certas paradas com a bola, que ele fica parado com a bola, o cara chegando nele, chegando nele, ele não toca a bola para ninguém, como uma coisa irritante. Isso é ruim para ele, mais do que para ninguém.
Fonte:https://sportv.globo.com/site/programas/redacao-sportv/noticia/jornalistas-criticam-comportamento-de-neymar-e-temem-suspensao-na-copa.ghtml?utm_source=Facebook&utm_medium=Social&utm_content=Esporte&utm_campaign=globoesportecom
Nenhum comentário:
Postar um comentário