O Outro Lado do Paraíso


Sexta, 15 de dezembro
Gael agride Patrick ao vê-lo ao lado de Clara, e Radu o defende. Renato tenta falar com Clara, e Lívia sente ciúmes. Bruno é impedido por Vinícius de registrar um boletim de ocorrência sobre o que houve na festa. Sophia é rude com Estela, e Amaro a consola. Lívia teme que Clara recupere a guarda de Tomaz. Renato e Rafael cuidam de Gael. Gael descobre o plano de Sophia e Lívia contra Clara. Nádia e Lorena vão à casa de Clara. Sophia se surpreende ao saber que a interdição da ex-nora foi revogada e procura Gustavo. O juiz avisa a Sophia que ela pode perder toda a sua fortuna. Renato tenta falar com Clara. Gael conta para Tomaz sobre Clara, e Lívia intriga o menino contra a mãe biológica. Gael tenta convencer Clara de sua inocência no plano de Sophia e Lívia e a leva para ver o filho. Tomaz rejeita Clara.
Sábado, 16 de dezembro
Tomaz destrata Clara e fica com Lívia. Gael promete à ex-mulher que irá ajudá-la a conquistar o filho. Amaral garante a Sophia que Clara pode recuperar o direito à exploração das esmeraldas e a vilã vai falar com Gustavo. Nádia fala mal de Sophia no salão. Caetana chama Laerte para ajudar Josafá, e Duda fica indignada. Mercedes se preocupa com Josafá. Gael repreende Lívia por colocar Tomaz conta Clara, e Sophia recrimina o filho. Clara se recusa a falar com Renato. Rafael manda flores para Laura, e Lorena obriga a filha a sair com o médico. Diego namora Melissa. Samuel dispensa Suzy. Juvenal chora ao ver Estela e Amaro conversando. Mariano pede para Cleo apresentá-lo a Mercedes como seu namorado. Amaro vê Sophia armando com Rato para fazer com que Zé Vitor perca no jogo de pôquer. Josafá atira na direção de Sophia.

Fonte:http://www.tvnovelas.com.br/novelas/novela-das-nove/

A FAO anunciou que o cacto é o alimento do futuro. Por quê?


A FAO anunciou que o cacto é o alimento do futuro. Por quê?
“Já comeu seu cacto, filho?” pode se tornar uma pergunta comum em alguns anos. Ou pelo menos essa é a aposta da FAO – órgão das Nações Unidas dedicado à alimentação e à agricultura. Em uma reunião em Roma, em 30 de novembro, especialistas concordaram que as opúncias – cactos típicos do continente americano, que têm uma carinha suculenta e são considerados pragas em outros países – têm potencial para resolver muitas crises de fome nas próximas décadas.  
Entre as 300 espécies do gênero Opuntia, a mais cotada é a Opuntia ficus-indica, chamada popularmente de figueira-da-índia e comum em regiões semi-áridas como a caatinga brasileira e os desertos do México. Comê-la não é novidade: segundo relatos históricos, essa opúncia era um item essencial da economia asteca no período pré-colombiano, e já é utilizada intuitivamente como alimento de emergência para animais e seres humanos de vários países – inclusive a África do Sul, que não é habitat natural da espécie.  
No começo de 2015, mais de 200 mil pessoas perderam suas plantações graças a uma seca no sul da ilha de Madagascar – e foram salvas pelos frutos do cacto. Em outras ocasiões, os esforços de erradicação da espécie, considerada nociva para a agricultura quando se reproduz fora de controle, impediram populações de se alimentarem da figueira-da-índia quando a agricultura não colaborou. Por sua capacidade de crescer em solos secos, com poucos nutrientes, ele pode ser uma arma importante para combater a erosão – além de fornecer alimento imediatamente, colabora com o plantio futuro de outras espécies. 
“A mudança climática e o risco maior de secas são razões importantes para promover este cacto humilde ao status de um cultivo essencial em muitas áreas”, afirmou Hans Dreyer, diretor da divisão de produção de plantas da FAO. Um livro sobre a planta foi atualizado e está disponível online gratuitamente. Além de conter dados genéticos e nutricionais importantes para começar um plantio sistemático e controlado do cacto, ele também dá dicas de culinária importantes para consumi-lo sem se espetar.
No México e no sul dos EUA, os ramos jovens – mais gordinhos e ainda sem espinhos – são uma iguaria há muito tempo. Há quem prefira comê-los depois de adultos, mas aí é mais fácil de se espetar. Eles são chamados de nopalitos e são o principal ingrediente de várias receitas de salada. O consumo per capita de nopalitos é de 6,4 kg, e eles ocupam 3 milhões de hectares. No vídeo abaixo, um coletor de cactos experiente mostra como extrair os ramos da planta com o auxílio de galhos – e então retirar os espinhos com uma faca para comer na hora.
Outra opção é comer seus frutos. Nem a planta em si nem seus frutos são altamente nutritivos – além de água e sais minerais, a vitamina C e o magnésio são seus principais destaques. Mas em situações de seca extrema, a simples oportunidade de se manter hidratado pode fazer a diferença.
Se você é do Brasil, é pouco provável que já tenha experimento o fruto de um cacto do gênero Opuntia (em alguns países do Mediterrâneo, ele serve até para fazer licor). Isso não significa que você nunca tenha comido outros cactos. Sabe a pitaia, que está cada vez mais famosa? Pois é, a fruta de aparência escamosa não dá em árvore, mas em cacto. Ficou com vontade? No vídeo abaixo, com a devida proteção, dá para aprender a tirar os espinhos em relativa segurança. Quanto ao gosto, quem comeu diz que lembra quiabo (e tem inclusive baba). Parece bom.


Em 2009, uma pizzaria da Chapada Diamantina foi destaque na imprensa após criar uma receita que inclui requeijão, bacon e palma – nome dado às opúncias em vários estados do Nordeste, onde são razoavelmente fáceis de encontrar (tanto como recurso de emergência nas secas quanto na preparação de pratos locais). O resultado ficou lindo, e parece muito gostoso. Segundo a ONU, o Brasil já tem 500 mil hectares de plantação de palma, muitos dedicados à alimentação do gado.

Fonte:https://www.msn.com/pt-br/noticias/curiosidades/a-fao-anunciou-que-o-cacto-%C3%A9-o-alimento-do-futuro-por-qu%C3%AA/ar-BBGjCzF?li=AAggXC1

'O Outro Lado do Paraíso': Nádia era prostituta e Gustavo é o sócio do bordel


Slide 1 de 8: Nádia (Eliane Giardini) era prostituta do bordel e Gustavo (Luis Melo) é o sócio misterioso do estabelecimento na novela 'O Outro Lado do Paraíso'
Os segredos do passado de Nádia (Eliane Giardini) e do presente de Gustavo (Luis Melo) prometem abalar a novela "O Outro Lado do Paraíso". Por trás da aparência de mulher puritana e preocupada com a família, a racista que desmaia ao saber que Raquel (Erika Januza) é a nova juíza de Palmas esconde ter trabalhado como prostituta no bordel de Caetana (Laura Cardoso) quando era jovem.

Gustavo tirou Nádia do bordel e virou sócio do local

Junto de Sophia (Marieta Severo), que também era uma das meninas da cafetina, Nádia fazia programas e um de seus clientes era justamente Gustavo, seu atual marido. Segundo o "TV Foco", o homem, encantado pela meretriz, resolve tirá-la do local e os dois se casam e têm dois filhos, Bruno (Caio Paduan) e Diego (Arthur Aguiar). Mas, mesmo dando um novo rumo ao destino de Nádia, o juiz não corta de vez o vínculo com o prostíbulo. Muito pelo contrário: ele passa a ser sócio de Caetana e, depois, de Duda (Gloria Pires) mas, por conta de seu alto cargo na cidade, esconde essa segunda função a sete chaves. A ligação do magistrado com a mãe de Gael (Sergio Guizé), Lívia (Grazi Massafera) e Estela (Juliana Caldas) também não é recente: Gustavo, assim como fez na armação para internar Clara(Bianca Bin) em um hospício, a ajudou a escapar de confusões.

Caetana revela que Sophia era suspeita da morte de amante

As revelações sobre a jovem Sophia serão feitas por Caetana, que ficará revoltada ao ser esnobada pela mulher na rua. Para Laerte (Raphael Vianna) e Leandra (Mayana Neiva), a idosa chama a dona do garimpo de esmeraldas - que será presa por explorar os trabalhadores no local - a cafetina a chama de ingrata e revela ter dado ajuda para que ela se livrasse da polícia. "Ela andava com um sujeito. Home casado. Nem sei direito o que ele prometeu. Mas ela foi cobrar. E o home partiu dessa pra melhor", conta, e diz que o homem se chamava Agenor. "Não sei pormenores. Mas ela era suspeita, a polícia veio atrás. Ela me implorou ajuda de joelhos. Eu disse que ela tava comigo na hora do crime", continua. A dona do prostíbulo ainda confirma que serviu como álibi para Sophia: "Menti. Eu cuidava das minha meninas. Mas a ingrata sumiu. Nunca mais vi. Agora aparece bem vestida, jeito de rica. Diz que não me conhece... Nunca esqueço um rosto de menina que trabalhou comigo. Inda mais ela. Criminosa. Como eu ia esquecer? Tá mais velha, mas é ela sim".
(Por Carol Borges)
Fonte:https://www.msn.com/pt-br/tv/novelas/o-outro-lado-do-para%C3%ADso-n%C3%A1dia-era-prostituta-e-gustavo-%C3%A9-o-s%C3%B3cio-do-bordel/ar-BBGpzts

Após suspeita de estupro, ator é afastado de minissérie da Globo

ctv-din-thogun-teixeira-silvana-garzaro-estadao: O ator Thogun Teixeira.

O ator e rapper Thogun Teixeira, que está sendo investigado pelo suposto estupro de uma camareira de hotel, foi afastado da minissérie Ilha de Ferro, da Rede Globo. Teixeira já havia gravado algumas filmagens da trama, mas será substituído. A minissérie tem estreia prevista para 2018.

A suspensão da participação de Teixeira foi confirmada ao E+ pela assessoria de imprensa da Globo nesta sexta-feira, 8. Segundo o jornalista Flavio Ricco, o ator será substituído por Jonathan Azevedo, que interpretou Sabiá em A Força do Querer.

Ilha de Ferro aboradrá a rotina e as tensões dos trabalhadores das plataformas de petróleo. O elenco tem Cauã Reymond como protagnonista.

Relembre. Thogun Teixeira foi acusado de estuprar uma camareira no intervalo das filmagens do filme A Volta, feito em Sorocaba, no interior de São Paulo. O caso está sendo investigada pela Polícia Civil da cidade.

Fonte:https://www.msn.com/pt-br/tv/noticias/ap%C3%B3s-suspeita-de-estupro-ator-%C3%A9-afastado-de-miniss%C3%A9rie-da-globo/ar-BBGoFTj

‘O Outro Lado do Paraíso Resumo de sexta e sábado


Sexta, 1º de dezembro
Duda pede dinheiro a Natanael. O detetive fotografa Duda e Danilo. Nádia não consegue humilhar Raquel. Tônia reclama de ciúmes de Bruno. Mariano e os garimpeiros levam Diego ao bordel. Duda pede para Danilo acompanhá-la ao banco. Natanael manda seu detetive tirar a vida de sua ex-nora. Duda entrega à sua cliente o casaco que estava usando quando se encontrou com Natanael. Clara chega à casa de Fabiana. Nádia repreende Nicácio por não ter lhe contado sobre Raquel. Rosalinda pede para Juvenal visitar Estela. Mariano se declara para Sophia. Nádia alerta Sophia sobre Raquel e garante que a nova Juíza é incorruptível.
sábado, 02 de dezembro
Bruno diz a Diego que não deixou de amar Raquel. Danilo e a cliente de Duda morrem. Bruno procura Raquel. Clara pede emprego para Fabiana. Duda retira parte do dinheiro que recebeu de Natanael. Sophia recebe a notícia sobre a suposta morte de Clara e fala com Lívia, que fica aliviada. Janete ajuda Clara a conseguir o emprego na casa de Fabiana. A esposa de Danilo recebe o dinheiro enviado por Duda.

Fonte:http://www.tvnovelas.com.br/novelas/novela-das-nove/

Quem nunca teve dengue não deve tomar vacina, diz Anvisa

   
A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana,  ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária divulgou nesta quarta-feira (29) que o laboratório Sanofi-Aventis, fabricante da vacina da dengue, apresentou informações que sugerem que pessoas que nunca tiveram contato com o vírus da dengue podem desenvolver formas mais graves da doença caso tomem a vacina.      A vacina Dengvaxia foi aprovada no Brasil em 28 de dezembro de 2015 e não é oferecida pelo Programa Nacional de Imunizações.

    A suspeita do laboratório, apresentada nesta semana,  ainda não é conclusiva, mas, diante do problema, a recomendação da Anvisa é que a vacina não seja tomada por pessoas que nunca tiveram dengue. Apesar de esclarecer que a vacina por si só não é capaz de desencadear um quadro grave da doença nem induzir ao aparecimento espontâneo da dengue - para isso, é preciso ser picado por um mosquito infectado -, existe a possibilidade de que pessoas soronegativas desenvolvam um quadro mais agudo de dengue caso sejam infectadas após terem recebido o medicamento.
    A bula da vacina será atualizada enquanto a Anvisa avalia os dados completos dos estudos, que ainda serão apresentados pelo fabricante. A vacina da Sanofi, chamada Dengvaxia, é a única aprovada no Brasil. O produto é indicado para imunização contra os quatro subtipos do vírus. Para as pessoas que já tiveram dengue, a Anvisa avalia que o benefício do uso da vacina permanece favorável.
    Por meio de um comunicado, a Anvisa esclareceu que "este risco não havia sido identificado nos estudos apresentados para o registro da vacina na população para a qual a vacina foi aprovada". A agência informou que, antes do registro, os efeitos da imunização foram estudados em mais de 40 mil pessoas em todo o mundo, e que as pesquisas seguiram os padrões estabelecidos por guias internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS).

   Fonte:https://www.terra.com.br/noticias/brasil/pessoas-que-nunca-tiveram-dengue-nao-devem-tomar-vacina-da-doenca-diz-anvisa,012607101ebd7e955d8470efd7fbb0e8f8x7lziw.html


imagem-logo