Apostando na pluviosidade, o #93 calçou a RC213V com um pneu de chuva macio atrás, o que acabou se mostrando um erro ainda nos minutos iniciais, quando o tricampeão da MotoGP acabou engolido pelo pelotão. Sem opções, o titular da Honda foi aos boxes buscar a moto reserva, devidamente preparada com os slicks, o que lhe rendeu uma incrível vantagem em relação aos demais.
Mais alinhado com as condições de pista, Márquez foi impondo um ritmo forte e ganhando mais e mais posições à medida que os demais iam parando. Na abertura do quinto giro, Marc estava de volta à liderança, com mais de 10s de margem para os demais.
Mais alinhado com as condições de pista, Márquez foi impondo um ritmo forte e ganhando mais e mais posições à medida que os demais iam parando. Na abertura do quinto giro, Marc estava de volta à liderança, com mais de 10s de margem para os demais.
Dani Pedrosa também não tardou a correr aos boxes pelos slicks e acabou se instalando em segundo ainda cedo, tendo de lutar para cortar a vantagem de Márquez. O espanhol fez o que pode, mas conseguiu apenas receber a bandeirada com 12s438 de atraso para o #93.
Maverick Viñales, por sua vez, não foi dos primeiros a trocar as motos, mas tampouco demorou excessivamente. O #25 escalou o pelotão para ficar com a terceira posição, mais de 5s6 atrás de Pedrosa.
Valentino Rossi, por outro lado, errou na hora de parar. O italiano chegou a liderar a corrida, mas parou uma volta tarde demais. Apesar do bom ritmo demonstrado com os slicks, o #46 conseguiu apenas a quarta colocação, aplicando uma ultrapassagem em Cal Crutchlow na volta final.
Andrea Dovizioso também parou tarde, mas não por decisão pessoal. A Ducati demorou a chamar o italiano, já que não tinha a moto reserva devidamente preparada para a pista seca. O #4 também escalou o pelotão, mas acabou apenas em sexto.
Danilo Petrucci recebeu a bandeirada na sétima colocação, com Aleix e Pol Espargaró aparecendo na sequência. Jonas Folger completa o top-10.
Quem se deu verdadeiramente mal com o flag-to-flag foi Jorge Lorenzo. O #99 chegou a liderar a corrida, mas quando foi aos boxes pela moto reserva, encontrou a Ducati ainda trabalhando nos preparos da moto. O espanhol perdeu tempo demais e acabou apenas em 15º.
Saiba como foi o GP da Tchéquia de MotoGP:
Em mais uma cravada dos meteorologistas, o tempo virou em Brno neste domingo. Depois de um sábado de sol e temperaturas elevadas, o dia amanheceu chuvoso, alterando as condições para esta décima etapa da temporada 2017. Momentos antes da largada, os termômetros registravam 20°C, com o asfalto alcançando a marca de 23°C. A velocidade do vento era de 10 km/h.
Pela quarta vez no ano, a pole-position era de Marca Márquez, que vinha seguido por Valentino Rossi e Dani Pedrosa. Andrea Dovizioso tinha o quarto posto, à frente de Cal Crutchlow e Jorge Lorenzo. Maverick Viñales ocupava apenas a sétima colocação.
Na tarde deste domingo, Pol Espargaró apareceu no grid usando uma réplica do capacete de Ángel Nieto. Mais cedo, o Mundial prestou um tributo ao 13 vezes campeão com um minuto de silêncio em Brno.
Touching tribute from @polespargaro, wearing an Ángel Nieto replica helmet on his way to the grid for the #CzechGP #12plus1 pic.twitter.com/b1OcrHQEH5— MotoGP™🇨🇿🏁 (@MotoGP) 6 de agosto de 2017
Assim como nas demais corridas ao longo do ano, a Michelin levou para Brno os pneu slicks macios, médios e duros, e os compostos de chuva macios e médios. A escolha de pneus, entretanto, era um pouco difícil, até porque um solzinho apareceu para complicar as coisas.
Apesar do esforço do sol, a corrida, claro, foi declarada com piso molhado. Na prática, isso significa que os pilotos ficam livres para trocar as motos em caso de necessidade.
Quando as luzes se apagaram na reta de Brno, os 87.541 espectadores viram Márquez manter a ponta, com Pedrosa passando Rossi pelo segundo lugar. Pouco depois, Lorenzo saltou para segundo, à frente de Pedrosa, Dovizioso, Rossi e Viñales.
Ainda na primeira volta, Lorenzo passou Márquez na freada da curva cinco e assumiu a ponta, com Rossi subindo para quarto, atrás de Dovizioso.
Mais atrás, Viñales passou Pedrosa pelo quinto lugar, com Zarco deixando Crutchlow para trás pelo sétimo posto. Sem demora, o francês passou Dani e se instalou em sexto.
Na ponta, Lorenzo ia escapando, abrindo mais de 1s de margem para Márquez após um único giro. Dovizioso seguia em terceiro, com Rossi colado atrás.
Em meados do segundo giro, Rossi chegou de vez e passou Dovizioso e Márquez em uma tacada só no setor do estádio para assumir o segundo posto. Com uma escolha arriscada de pneus, Marc começou a despencar, sendo engolido pelo pelotão e caindo para décimo. A moto reserva do espanhol estava preparada para pista seca, com os slicks.
Com a pista secando, os pit-stops começaram a aparecer, com Folger, Márquez, Smith e Miller sendo os primeiros a parar para o flag-to-flag.
No terceiro giro, Lorenzo tinha o topo da tabela, 1s331 à frente de Rossi. Dovizioso era o terceiro, seguido por Zarco, Viñales, Petrucci, Pedrosa, Crutchlow, Aleix e Baz.Ainda na volta de aquecimento era possível ver um trilho se formando na pista, que ia secando rápido com o aparecimento do sol.
Nos boxes da Ducati, nenhuma das duas motos estava pronta para o piso seco, então os mecânicos corriam contra o tempo para preparar os protótipos.
Enquanto isso, Rossi ia apertando o passo e recortando a vantagem de Lorenzo, que já era de 0s2.
Enquanto isso, as equipes iam enviando mensagens para os pilotos para solicitar a troca de motos.
Na metade da quarta volta, Rossi assumiu a ponta, com Zarco e Dovizioso também passando o espanhol pelas posições do pódio.
Com slicks, Márquez apareceu em quarto, mais de 10s atrás de Dovizioso, que seguia na ponta.
Aos poucos, mais e mais pilotos foram entrando nos boxes, inclusive Lorenzo, que não tinha a moto completamente pronta. O #99 perdeu muito tempo na parada.
Rodando muitíssimo mais rápido que Rossi, Márquez ia encostando. Os três ponteiros ― Rossi, Zarco e Dovizioso― eram os únicos ainda com as motos com que largaram.
Na abertura do quinto giro, Rossi e Dovizioso, enfim foram aos boxes, com Zarco seguindo na pista para perder a liderança para Márquez.
Certeiro no momento de executar o flag-to-flag, Márquez ia abrindo mais e mais vantagem na ponta, com Zarco em segundo, à frente de Redding e Aleix. Pedrosa era sexto, com Viñales em 11º, Rossi em 13º e Dovizioso em 15º.
Na sexta volta, Zarco foi aos boxes e se tornou o último a trocar de motos. Aleix assumiu a segunda colocação, já 18s565 atrás de Márquez.
Enquanto isso, a direção de prova anunciou que o incidente entre Aleix e Iannone no pit-lane estava sob investigação.Aos poucos, Pedrosa foi escalando o pelotão para se instalar em segundo, mas com 22s663 de atraso para o companheiro de Honda. Aleix seguia em terceiro, brigando pelo primeiro pódio da Aprilia. Enquanto isso, Viñales tinha subido para o oitavo posto, com Rossi em 11º, logo à frente de Dovizioso.
Segundo colocado, Pedrosa ia impondo um ritmo fortíssimo e reduzindo a vantagem de Márquez, mas a distância era bastante grande. Mais atrás, Petrucci passou Aleix pelo terceiro posto, com Viñales tomando a sétima colocação de Abraham. Rossi passou Miller e agora tentava cortar a vantagem de Rins.
Com ritmo forte, Viñales engoliu Redding com uma manobra por dentro na curva 14 e assumiu o sexto posto. Rossi também passou Abraham e agora era o oitavo, colado em Redding.
Aleix também não resistiu a Viñales, que agora era o quinto. Rossi, Abraham e Dovizioso passaram Redding, com o #46 se colocando em sétimo, 1s4 atrás do mais velho dos Espargaró.
Lá na ponta, Márquez seguia bem longe de Pedrosa, com 20s7 de margem para o companheiro de Honda.
Na 15ª volta, Rossi assumiu o sexto posto, 2s4 atrás de Viñales, que logo passou Crutchlow pela quarta colocação.
A direção de prova, então, anunciou que Aleix tinha de perder três posições por ter sido liberado dos pits de forma insegura, o que causou o tombo de Iannone.
Com sete voltas para o fim, Viñales passou Petrucci e assumiu a terceira colocação, 6s7 atrás de Pedrosa. Companheiro de Yamaha, Rossi ainda vinha cortando a vantagem de Crutchlow e tinha Dovizioso 1s2 atrás.
Rodando mais rápido, Pedrosa até ia conseguindo diminuir a margem de Márquez, mas o #93 já estava longe demais para se preocupar.
Rossi, por sua vez, também ia tentando alcançar Crutchlow. Depois de algum tempo com o britânico segurando a margem, o piloto de Tavullia subiu o ritmo para colar de vez. Atrás, Dovizioso passou Petrucci pela sexta posição.
Na última volta da corrida, Cal também tentou ser mais rápido para escapar do italiano, mas o bote de Rossi veio na curva cinco, quando o #46 pegou a linha de dentro e não soltou mais.
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